Plutão | Uma História de Extraordinário


Plutão é uma história do livro Extraordinário da R.J. Palácio. Para quem já leu ou quem já ouviu falar, leu e esqueceu da história do Auggie (acho difícil esquecer!), vale à pena lembrar desse livro maravilhoso ou EXTRAORDINÁRIO como o próprio título que é auto descritivo. 

No livro Extraordinário temos a história do August Pullman, um garotinho muito especial que nasceu com uma síndrome e tem feições muito incomuns e com isso, enfrenta muitos desafios por causa da aparência desde que nasceu. 

Já ouviu falar ou leu uma destas frases:
"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil"

"Um pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida"  

Se você não leu Extraordinário, tenho certeza que você já leu ou ouviu as frases citadas em algum lugar.
Auggie não tem muitos amigos mas, ele tem o Christopher. E é justamente sobre ele que Plutão "vai contar" 


Título: Plutão | Uma História de Extraordinário   
Autora: R.J. Palácio   
Páginas: 81 
Editora: Intrínseca    
Ano: 2015 
Formato: E-book (exclusivamente) 
Onde encontrar: Amazon, Playstore Google, Livraria Cultura, iTunes     

Sinopse: 
Plutão, que traz a história de Christopher, o melhor amigo de infância de August Pullman. A história acontece ao longo de um dia na rotina do Chris. Alternando entre o presente e flashbacks de quando os dois meninos eram vizinhos, Plutão acompanha Chris ao longo de um dia especialmente complicado. Os pais estão se divorciando e ele está com dificuldades na escola, mas mesmo afastado do velho amigo, é relembrando alguns desafios e aprendizados que teve ao lado de Auggie que Chris encontra algum conforto. 

Chris e Auggie são amigos desde que nasceram, as mães também são super amigas. Lisa, mãe do Chris e Isabel, mãe do Auggie. Além de terem sido vizinhos por muito tempo.  Eles cresceram juntos, mesmo com as impossibilidades do August sair de casa por causa da inúmeras cirurgias, o Chris sempre estava lá para dar apoio ao amigo. Há três anos o Chris mudou de bairro, muito longe do amigo, por sinal e nada vinha muito fácil desde então.
Nesse "conto" de Extraordinário, são decorridos praticamente 24h de um dia exaustivo na vida do Chris. Desde a hora de levantar da cama, ir as aulas, esquecer trabalhos de ciências e estudar para uma prova de matemática e ainda lidar com a separação dos seus pais.
Desde a mudança, Chris e Auggie não têm se encontrado com frequência, as conversas por vídeo conferência estão cada vez mais raras. Chris possui novos amigos na escola, o Auggie, acabou de começar a escola. Cada um com rotinas diferentes e com um laço que os une, a forte amizade construída desde o nascimento. 
O dia de Chris não vai nada bem e a cada acontecimento, bom ou ruim, ele vai lembrando dos aprendizados e das experiências vividas com o amigo e, em capítulos de flashbacks, conseguimos entender a visão de uma criança, a do Chris, no caso, relacionada a algumas situações vividas pelo Auggie na qual o ponto marcante será sempre o preconceito.

Em Plutão, encontramos uma história de verdadeira amizade, amizade que vai além das diferenças e da distância. Também nos traz à tona o valor dos amigos e da família. O que realmente é importante para a sua vida? Amigos recentes, amigos que não são amigos de verdade ou sua família e uma amizade que por mais difícil que ela seja, vale muito a pena lutar por ela?
Mais uma vez uma parte de Extraordinário nos toca e nos faz refletir a respeito do que nos faz bem e o quanto temos que preservar as coisas boas e verdadeiras da nossa vida.

" Boas amizades valem um esforcinho a mais!"


Share this:

, , , , , , , , , ,

COMENTÁRIOS

20 comentários:

  1. Oii,Sou louca para ler extraordinário todo mundo fala muito bem deste livro, adorei a resenha irá para minha lista de leitura , adoro livros aparentemente simples, mas que nos tocam pofundamente *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou apaixonada pela história do August. É um livro incrível. Sério! Se tiver que passar ele na frente de um livro, faça isso, não irá se arrepender.

      Excluir
  2. Olá!
    Um dos meus favoritos o Extraordinário! Sou doido para ler esses livrinhos avulsos do livro, mas falta tempo haha'
    Adorei a resenha! Linda história!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dois ebooks são bem curtinhos. Vai lendo. Vc vai adorar. Ainda vou ler o capítulo do Julian.

      Excluir
  3. Não li extraordinário, ainda não sei porque. Pois esse livro e só elogio.
    beijo, colhendosonhos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu tenho Extraordinário aqui, mas ainda não o li.
    Achei bem legal essa história e espero ler os dois em breve! <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não creio!! Kkkk
      Ai, pensa em passar ele na frente dos outros.. Vai valer a pena, juro!

      Excluir
  5. Já sei que vou chorar. Só isso! kkk,
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Acho que sou uma das poucos pessoas que não li Extraordinário ainda :(
    Adorei o que você escreveu e me deu mais vontade de ler Extraordinário, espero poder lê-lo logo.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem mais gente do que vc pensa! Kkk
      É um livro extraordinário! Nunca vi um título rotular tão bem..

      Excluir
  7. Ownnnnn que lindeza! Quero muito ler esse livro. Li Extraordinário esse ano ainda, e li O Capítulo do Julian no início desse mês... Acho essas histórias tão lindas e comoventes. Com certeza vou ler Plutão também <3

    Bjs
    Um Amor de Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda vou ler o cap do Julian. Essas historinhas a parte são lindas!
      Beijos

      Excluir
  8. Line você sabe que amo suas resenhas, poste mais por favor! Extraordinário é um livro lindo que levo para a vida, ainda não li essa história do Plutão, porém já está na minha lista.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Le!!
      Fico feliz de vc gostar das minhas resenhas. Meu desejo é postar bem mais. Só está muito difícil :'/
      Tudo no universo de Extraordinário é lindo, né?
      Eu amei. Vc tbm vai amar :D
      Beijos!

      Excluir
  9. Todo mundo já leu extraordinário, tudo mundo daqui a pouco vai ler "Plutão" e eu estou aqui na mesmo. Preciso ler EXTRAORDINÁRIO, vou na bienal e irei fazer a festa por lá!
    Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, verdade. Me sinto assim com alguns livros que todos já leram menos eu! Então, faça a festa na bienal e inclua ele em suas sacolas.
      Eu tenho muito amor por esse livro.
      Beijos.

      Excluir
  10. 81 páginas, é isso mesmo? Curtinho! Prevejo lágrimas..........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita, vai chorar, será? kkkkkkkk
      Sim, bem curtinho. Mas no iBooks, onde eu li, deu umas 120 e poucas..
      Depende da formatação que vc vai colocar para ler.
      81 é o padrão de publicação.
      Beijos amiga. Adoro quando vc vem aqui. :*

      Excluir